Convale - Consórcio Vale do Jiquiriça

CDA realiza oficina sobre regularização fundiária em áreas quilombolas

Quarta-Feira, 07 de Dezembro de 2016

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta quarta-feira (20), no auditório do órgão, uma oficina de capacitação técnica sobre regularização fundiária em áreas quilombolas.

A oficina reuniu 25 técnicos das áreas de assistência social, engenheira agrimensora que integram as equipes do Projeto de Regularização Fundiária, fruto de cinco convênios celebrados entre a CDA/SDR, com os Consórcios Públicos Municipais - Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Portal do Sertão, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Vale do Jequiriçá,Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Bacia do Jacuípe, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão.

Representando o coordenador executivo da CDA, Ariosvaldo Souza, o coordenador de Ação Fundiária, Elias Jacob, destacou a importância da formação para viabilidade das ações voltadas para os povos e comunidades tradicionais."É uma oportunidade para que eles possam conhecer as especificidades culturais destas comunidade tradicionais, em especial, das quilombolas, as políticas públicas que viabilizamos para estas comunidades, bem como os procedimentos utilizados para realizar a regularização fundiária nestas comunidades" .

Para Sirleide Souza, coordenadora do convênio de regularização fundiária do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Portal do Sertão, a formação proporcionará ainda mais qualidade no trabalho que será executado. "Essa capacitação irá ampliar os conhecimentos dos nossos técnicos sobre as comunidades tradicionais, que possuem características próprias. É uma iniciativa fundamental para que nossa ação seja exitosa".

Jose Freitas de Santana Junior
Presidente do Convale