EQUIPE DO S.I.M. VISITA MUTUÍPE/BA

A equipe do CONVALE, representado pela Equipe Técnica do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, o Médico Veterinário, Dr. Paulo Lessa; a Assistente Administrativa, Lidiane Bastos; e a Assessora Jurídica, Renata Lima, juntamente com a equipe da Secretaria de Agricultura do Município de Mutuípe, a Secretária de Agricultura, Elinalva Santana Santos; o Técnico Agrícola, Caique Nascimento, visitaram no dia 26 de maio, produtores do município para que no futuro possam adequar o seu empreendimento ao SIM - Serviço de Inspeção Municipal.

O objetivo da visita foi iniciar o processo de adequação do Selo de Inspeção Sanitária Municipal, no qual dará certificação da produção de peixes, abate de suínos e laticínio de acordo com as normas sanitárias, levando alimento de qualidade à mesa do consumidor.

Nessa primeira fase de inspeção, os proprietários relataram como é realizado o manejo e produção nos seus estabelecimentos. A piscicultura está em fase de implantação da Associação Aspecto Rural e a equipe foi conhecer a propriedade do Presidente da Associação Sr. Josenilton e também a propriedade do Vice-presidente da Associação Sr. Eliezer. Os proprietários informaram o andamento da associação e explicaram como está sendo feito todo o processo de alimentação e criação do pescado. Os piscicultores se disponibilizaram a dar todo a apoio necessário para que a associação cresça e tenha o selo em seus produtos.

Dando segmento, a equipe foi conhecer a propriedade do Sr. José e entender como ele faz o abate dos suínos e as condições de funcionamento e estrutura. Foi observado que o produtor Sr. José tem um ponto de muita importância para busca de conhecimento e crescimento de seu empreendimento que é a vontade de mudar para se destacar no mercado de trabalho e garantir produtos de qualidade para o consumidor.

Por fim a equipe foi conhecer o laticínio do Sr. Bernardo que nos mostrou toda sua estrutura e funcionamento. O proprietário nos informou que buscou se capacitar para oferecer produtos de qualidade para o consumidor e também buscou profissionais capacitados para dar orientação na implantação de empreendimento.

Toda equipe ficou muito satisfeita pela preocupação que cada produtor tem de estar se adequando ao SIM para oferecer ao mercado produtos dentro da legalização e com garantia de que a produção é de qualidade e não traz risco à saúde pública. Todos os produtores demonstraram interesse em se adequar às normas do Serviço de Inspeção Municipal, a Secretária de Agricultura, Elinalva, se disponibilizou a estar dando o suporte necessário aos produtores de acordo com a disponibilidade do município.

Faz-se necessário recordar que essa nova etapa irá gerar emprego e renda para o município, além de que, os produtos poderão ser comercializados nos 20 municípios consorciados no Vale do Jiquiriçá.