SEMINÁRIO SOBRE A GESTÃO AMBIENTAL COMPARTILHADA (GAC)

Ontem (26), pela manhã e tarde, ocorreu o I Seminário: Agenda Ambiental Municipal e o Desenvolvimento Integrado do Vale do Jiquiriçá que contou com a presença do Presidente do CONVALE, Antônio Dannilo; a Secretária Executiva do CONVALE, Taíse Dias dos Anjos; a equipe do GAC/CONVALE composta pela bióloga Haialla Rialli e o Engenheiro Ambiental e Sanitarista, Murilo Guedes; a Coordenadora de Convênios da SEMA, Kitty Tavares; o Dr. Thyego de Oliveira Matos, da Promotoria Ambiental do Ministério Público do Estado da Bahia; O Diretor de Regulação DIRRE do Inema, Leonardo Carneiro; a Drª Silvana Nascimento da UESB; A Profª Adriana do IFBaiano (Campus Santa Inês); e os Secretários de Agricultura dos municípios consorciados ao CONVALE.

O objetivo do Seminário foi apresentar o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada - GAC e suas principais ações no território do Vale do Jiquiriçá e contou com uma palestra de Kitty Tavares sobre o assunto. Também tivemos exemplos de projetos ambientais desenvolvidos por alguns municípios do Vale do Jiquiriçá; com a participação do Secretário de Agricultura do município de Jaguaquara, Eliomar Paixão; o Eng. Sanitarista e Ambiental de Amargosa, Leandro Leal; e a Eng. Sanitarista e Ambiental de Jiquiriçá, Dalila Santos Jesus. Desafios do Licenciamento Ambiental Municipal com Dr. Thyego de Oliveira Matos - Promotoria Ambiental (MPBA); Importância do Licenciamento Ambiental Municipal com o Técnico Ambiental do CONVALE, Murilo Guedes. A Importância do debate da Educação Ambental com vista à sustentabilidade com a Professora Drª Silvana Nascimento (UESB); A Contribuição do IFBaiano na promoção da Educação Ambiental no Vale do Jiquiriçá com a Profª Adriana (IFBaiano Campus de Santa Inês); Educação Ambiental em nível local: propostas para o fortalecimento das ações e projetos municipais do Vale do Jiquiriçá com a Técnica Ambiental do CONVALE, Haialla Rialli.